segunda-feira, 26 de outubro de 2009

As vantagens de praticar desporto!

Nas doenças cardiovasculares

- Melhora a pressão arterial

- Previne as doenças das artérias coronárias

- Melhora o colesterol e outras gorduras do sangue

Nas doenças metabólicas

- Fundamental no controlo do peso

- Fundamental na prevenção da diabetes

No sistema locomotor

- Evita a osteoporose (perda de osso)

- Músculos ficam mais fortes

- Postura mais correcta

- Previne e melhora as doenças crónicas das costas

Na saúde psicológica

- Mais auto-estima e mais auto-confiança

- Combate e evita a ansiedade

- Descarrega o stress

- Previne e ajuda a tratar a depressão

- Melhora certas capacidades intelectuais

- Promove a socialização

- Pode auxiliar na luta contra a droga

- No desenvolvimento infantil

- Importante no crescimento bio-psico-social

Na qualidade de vida

- Aumenta a capacidade funcional para as tarefas da vida diária

- Gera sensação de bem-estar



quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O que é um ginásio?




O que é um ginásio e para que serve?

Nos dias que correm, é de esperar que todos já tenham ouvido falar no termo ginásio. Define-se como um local destinado a associados onde estes podem praticar desportos “indoor”, com ou sem a utilização de equipamentos especializados como passadeiras, bicicletas estáticas, máquinas de musculação, entre outros. Existem também, nestes locais, os profissionais de fitness, chamados “personal trainers” que têm como tarefa ajudar os clientes a encontrarem um tipo de treino ideal às suas necessidades. Para que estes saibam como actuar, fazem-se nestes locais vários testes cardiovasculares, outros de modo a quantificar a massa gorda, testes de força, flexibilidade, etc.

Dependendo do tipo de ginásio, estes podem ainda apresentar diversos tipos de modalidades, como aulas de dança, aeróbica, step, body combat e yoga. É frequente encontrar também os denominados banhos turcos.

Na nossa sociedade, deparamo-nos com uma imensidade de pessoas obesas, especialmente nas gerações mais jovens. Estes adoptam um estilo de vida sedentário onde não há lugar para exercício físico nem para uma alimentação saudável, preferindo o “fast food”, o computador e a televisão. Mas este problema não se restringe apenas aos jovens. Nos grandes centros urbanos, os cidadãos são sujeitos a um grande stress, não havendo lugar para uns minutos de exercício físico.

Face a estes problemas, os ginásios desempenham um papel muito importante na sociedade. As pessoas que os frequentam, além de terem acesso a um acompanhamento especializado, podem ainda usufruir de uns minutos de lazer e descontracção nas mais diversas modalidades. Os tipos de programas que estes tipos de serviços apresentam, podem levar a perder peso de uma maneira saudável.

Todavia também existem aspectos negativos. Alguns ginásios aliciam as pessoas a perderem peso facilmente, impingindo produtos caríssimos com efeitos a curto prazo, mas mais tarde poderá despoletar graves problemas de saúde.


sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Bem-vindos!

Bem-vindos ao nosso blog!


Antes de mais queremos dizer que este é um espaço criado no âmbito da disciplina de Área de Projecto de 12.º ano, na Escola Secundária da Lourinhã. Somos um grupo muito ambicioso de 4 alunos de Ciências e Tecnologias do 12.ºA: Ana Catarina Silva, Ana Rita Oliveira, Gustavo Ribeiro e Rodrigo Vicente.

O nosso principal objectivo (e tema também!) é criar ficticiamente uma empresa desportiva e posteriormente um esboço 3D de como seria um ginásio ideal.
Para além disso também pretendemos informar os cidadãos sobre os benefícios de uma alimentação saudável aliada a uma actividade física regular, através das nossas pesquisas e do nosso trabalho, procurando cumprir todas as nossas aspirações!

Sendo assim, neste blog iremos, semanalmente, proceder à colocação das nossas pesquisas, avanços, conclusões e todo o trabalho que vamos desenvolvendo ao longo do corrente ano lectivo.

Queremos também informar que estamos abertos às vossas sugestões, comentários e dúvidas de modo a poder esclarecer-vos e melhorar também o conteúdo do nosso trabalho.

Sendo assim, na proxima publicação, iremos começar a publicar o nosso trabalho realizado até agora.

Deixando-vos com um desejo de bem-estar e a inexistência de injúrias físicas, mentais e espirituais cumprimentamos-vos com um largo abraço.

“Move yourself!”