sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Gráficos obtidos nos inquéritos ao ensino nocturno

Cliquem para aumentar

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Gráficos obtidos no ensino diurno



Resultados dos inquéritos efectuados

No dia 20 de Janeiro de 2010, publicámos os resultados dos inquéritos realizados no período anterior. Estes resultados já tinham sido analisados e registados nos nossos documentos.

Os nossos processos de elaboração dos cartazes também tiveram motivações de modo a inovar e “quebrar” com a rotina. Esta publicação ocorreu por dois motivos: desejo de mostrar à população escolar o nosso trabalho e finalização do nosso produto parcial – os inquéritos.

Começando pela elaboração dos cartazes é de salientar que tentámos, de certa forma, recorrer à criatividade para a criação destes, pois o nosso intuito era torná-los mais apelativos e diferentes do habitual, de modo a provocar um sentimento de curiosidade e associada a uma maior divulgação do nosso projecto.

Quanto às motivações que nos levaram a publicar os resultados podemos dizer que o desejo de tornar público o nosso trabalho foi muito forte daí termos feito o nosso trabalho o mais rápido possível para a comunidade escolar ficar a conhecer o nosso projecto e para contribuir com opiniões, conselhos ou dicas para o desenvolvimento deste. Noutra vertente encontramos a necessidade de concluir um dos nossos produtos parciais, de modo a não deixarmos nada incompleto para melhor desempenho do grupo e crescente complexidade e faustosidade do nosso projecto.

Abaixo encontram-se os inquéritos realizados, o da esquerda direccionado ao ensino diurno e o da direita ao ensino nocturno.






















sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Alimentação saudável para bebés

Bebés dos 6 aos 18 meses de idade


As necessidades nutricionais dos bebés são completamente asseguradas pelo leite materno ou através de fórmulas especiais de leite fortificado em ferro até atingirem os seis meses de idade. Hoje em dia, é aceite pela comunidade científica internacional que a alimentação mais saudável para um bebé até aos seis meses é o leite materno Por volta dos quatro até aos seis meses, os bebés começam a observar e imitar os hábitos alimentares dos pais e outros adultos com quem estabelecem contacto regularmente. Nesta altura, o bebé pode estar já preparado para acrescentar alimentos complementares ao leite materno.

● O bebé obtém todos os nutrientes que necessita para o desenvolvimento a partir do leite materno ou através de leite especial fortificado com ferro para bebés até aos primeiros quatro/seis meses de vida.

● O risco do bebé ter uma reacção alérgica aos alimentos é menor a partir dos 6 meses, sendo preferível esperar até então para introduzir sólidos, especialmente se existe um historial de alergias na família.

● O bebé não está preparado para digerir outros alimentos além do leite materno ou leite para bebés fortificado até aos quatro/seis meses.

● O sono do bebé perde qualidade com o acréscimo de alimentos sólidos antes dessa idade.

● O risco do bebé sufocar com alimentos sólidos é maior nos quatro/seis meses de vida.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Alimentação Saudável durante a gravidez


Uma alimentação saudável durante a gravidez é muito importante para o bebé crescer e desenvolver-se. Deve-se consumir cerca de 300 calorias a mais do que antes de engravidar.
Apesar das náuseas e vómitos durante os primeiros meses de gravidez tornarem esta tarefa difícil, deve-se tentar manter uma dieta equilibrada e ingerir vitaminas pré-natais


Objectivos para uma Alimentação Saudável durante a Gravidez:

•Comer uma variedade de alimentos de modo a conseguir obter todos os nutrientes que é preciso. As doses recomendadas incluem 6-11 porções de pão e cereais, 2-4 porções de frutas, 4 ou mais porções de legumes, 4 porções de lacticínios, e 3 porções de fontes proteicas (carne, aves, peixe, ovos). Deve-se consumir doces e gorduras de forma moderada.

•Escolher alimentos enriquecidos em fibras, como pão, cereais, massas, arroz, fruta e legumes.

•Assegurar que se obtém vitaminas e minerais suficientes na sua dieta diária. Os suplementos vitamínicos pré-natais são uma excelente ajuda e deve-se tomá-los através de receita médica.

•Comer e beber pelo menos 4 porções de produtos lácteos e enriquecidos em cálcio por dia, como forma de conseguir 1000-1300 mg de cálcio durante a gravidez.

•Comer cerca de 3 porções de alimentos ricos em ferro, de forma a obter 27 mg de ferro diariamente.

•Escolher, pelo menos, uma boa fonte de vitamina C por dia, como laranjas, toranjas, morangos, papaia, bróculos, couve-flor, tomates ou pimentos. As mulheres grávidas necessitam de pelo menos 70 mg de vitamina C por dia para uma alimentação saudável.

•Escolher uma boa fonte de ácido fólico por dia, como legumes de cor verde, bovinos e leguminosas (feijão preto, ervilhas, etc). Todas as mulheres grávidas precisam de 0.4 mg de ácido fólico por dia par ajudar a prevenir defeitos e malformações como a espinha bífida.

•Escolher pelo menos uma boa fonte de vitamina A em dias alternados. As fontes de vitamina A são cenouras, abóboras, batata doce, espinafres, beterraba, damasco e melão. Atenção: uma ingestão excessiva de vitamina A (>10,000 IU/dia) pode estar associada a malformações do feto.

Alimentação Saudável

Olá caros seguidores!

Hoje iniciaremos um ciclo de rubricas sobre a alimentação adequada para cada etapa de desenvolvimento, abordando também a gestação. Estas irão ser publicadas ao longo das próximas semanas. Quando existirem outros assuntos que se adequam ao tema do nosso blog serão pulicados, sendo as rubricas da alimentação adequada interrompidas.
Até à próxima
O grupo