quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O que é um ginásio?




O que é um ginásio e para que serve?

Nos dias que correm, é de esperar que todos já tenham ouvido falar no termo ginásio. Define-se como um local destinado a associados onde estes podem praticar desportos “indoor”, com ou sem a utilização de equipamentos especializados como passadeiras, bicicletas estáticas, máquinas de musculação, entre outros. Existem também, nestes locais, os profissionais de fitness, chamados “personal trainers” que têm como tarefa ajudar os clientes a encontrarem um tipo de treino ideal às suas necessidades. Para que estes saibam como actuar, fazem-se nestes locais vários testes cardiovasculares, outros de modo a quantificar a massa gorda, testes de força, flexibilidade, etc.

Dependendo do tipo de ginásio, estes podem ainda apresentar diversos tipos de modalidades, como aulas de dança, aeróbica, step, body combat e yoga. É frequente encontrar também os denominados banhos turcos.

Na nossa sociedade, deparamo-nos com uma imensidade de pessoas obesas, especialmente nas gerações mais jovens. Estes adoptam um estilo de vida sedentário onde não há lugar para exercício físico nem para uma alimentação saudável, preferindo o “fast food”, o computador e a televisão. Mas este problema não se restringe apenas aos jovens. Nos grandes centros urbanos, os cidadãos são sujeitos a um grande stress, não havendo lugar para uns minutos de exercício físico.

Face a estes problemas, os ginásios desempenham um papel muito importante na sociedade. As pessoas que os frequentam, além de terem acesso a um acompanhamento especializado, podem ainda usufruir de uns minutos de lazer e descontracção nas mais diversas modalidades. Os tipos de programas que estes tipos de serviços apresentam, podem levar a perder peso de uma maneira saudável.

Todavia também existem aspectos negativos. Alguns ginásios aliciam as pessoas a perderem peso facilmente, impingindo produtos caríssimos com efeitos a curto prazo, mas mais tarde poderá despoletar graves problemas de saúde.


0 comentários:

Enviar um comentário