sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Actividade Física vs Desporto

«Pode-se considerar como actividade física tudo aquilo que implique movimento, força ou manutenção da postura corporal contra a gravidade e se traduza num consumo de energia». Este conceito é muito abrangente e mostra que o espectro da actividade física é muito vasto, quer em termos do tipo desta, quer da sua intensidade. Logo, pode-se praticar actividade física sem se praticar desporto. Como costumamos afirmar: "ser desportista é uma opção; ser activo é uma necessidade".

O conceito de desporto já implica regras, jogo, competição, mesmo que seja só de lazer ou recreação. Com excepção daqueles desportos em que não se pratica actividade física, como o xadrez, o bridge, etc., pode dizer-se que todos os desportos implicam actividade física, mas nem toda a actividade física implica a prática de desporto.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Sedentarismo (Clica para aumentar a imagem)



Razões do Sedentarismo


Cada vez mais a tecnologia afecta as nossas vidas e principalmente as crianças. Desde os computadores, aos telemóveis e aos jogos de vídeo, todos ocupam o nosso tempo cada vez mais. Todas estas tecnologias estão a provocar enormes efeitos negativos nas crianças, visto que elas passam cada vez mais tempo em casa à frente de um computador ou de um televisor em vez de brincarem ao ar livre.

O que é o sedentarismo?

Sedentarismo é definido como a falta e/ou diminuição de actividades físicas ou desportivas. É considerada a doença do século. Pessoas com poucas actividades físicas e que perdem poucas calorias durante a semana são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários.

Quais as consequências da vida sedentária?

O sedentarismo pode pode provocar um processo de regressão funcional, perda de flexibilidade articular, além de poder comprometer o funcionamento de vários órgãos, sendo a principal causa do aumento da ocorrência de várias doenças, como a hipertensão arterial, diabetes, obesidade, aumento do colesterol e enfarte do miocárdio, e actuar directa ou indirectamente na causa de morte súbita.

Como deixar de ser sedentário?

Para deixar de se ser sedentário deve-se fazer um mínimo de actividade física semanal, nem que seja fazer jogging, jogar futebol, praticar natação... num mínimo de 40, 50 minutos, sendo que o ideal era frequentar um ginásio.

Como se determina ou diagnostica a obesidade e a pré-obesidade?

A obesidade e a pré-obesidade são avaliadas pelo Índice de Massa Corporal (IMC), que mede a corpulência e determina-se dividindo o peso (quilogramas) pela altura (metros), elevada ao quadrado. Segundo a Organização Mundial de Saúde, considera-se que há excesso de peso quando o IMC é igual ou superior a 25 e que há obesidade quando o IMC é igual ou superior a 30.


A organização Mundial de Saúde, organizou uma tabela em função do IMC de cada pessoa onde é possível ver se estamos abaixo do peso, no peso normal ou acima do peso. (A tabela encontra-se do lado direito do blog).


No entanto, em certos casos, nomeadamente nos atletas, nos indivíduos com edemas e com ascite (hidropisia abdominal), o IMC não é fiável na medição da obesidade, pois não permite distinguir a causa do excesso de peso.


sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Conceito de alimentação saudável

Alimentação saudável é a uma forma de nutrição equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam fisicamente e intelectualmente, dependendo do hábito alimentar.

Esta envolve a escolha de alimentos, não só para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena. As dietas são rotinas alimentares que pretendem atingir um determinado objectivo, mas nem sempre vão de encontro ao conceito de alimentação saudável.

As orientações das pirâmides alimentares, que são esquemas gráficos que distribuem os vários tipos de alimento e as quantidades em que cada um dos alimentos deve ser ingerido nas refeições diárias, podem ajudar em alcançar uma alimentação saudável e evitar disfunções alimentares.

Futuramente iremos publicar «post's» onde diremos que tipo de alimentação deve ser adoptado nas diversas faixas etárias.